ARTIGOS

POR QUE PILATES?

POR QUE PILATES?

Por Vera Fernandes


“Esta aluna em especial é o que pode ser chamar de fiel, seja à prática do Pilates, seja à educadora física Rosi Dias, profissional que ela vem acompanhando há sete anos, antes mesmo de Rosi concluir a faculdade de Educação Física. Na verdade, ali não se sabe quem acompanha quem. Rosi cuida daquilo que Angélica chama de corpo e mente, um combo essencial para a qualidade de vida. De outro lado, ela acompanha Rosi há sete anos, e isso inclui as mudanças de endereço do estúdio, hoje localizado num charmoso espaço na Rua Carumbé, 51, Bairro Ouro Branco, em Novo Hamburgo.

 

Mas afinal, o que te levou a praticar Pilates?, perguntei. Angélica me respondeu objetiva: “Havia necessidade de fazer algo em prol da minha saúde”. Esta necessidade, aliada às reportagens sobre os benefícios do Pilates que assistiu, foram determinantes para sua escolha. “Hoje o Pilates representa para mim o cuidar do corpo e da mente”, avalia.

 

A aluna apaixonada por Pilates finaliza seu depoimento falando de gratidão. “Praticar Pilates é algo maravilhoso, porém, praticar Pilates no Estudio da Rosi é ter gratidão. Aqui somos como uma família unida, onde a mãe de todos é uma profissional extremamente competente e responsável, que não mede esforços para ensinar da melhor maneira possível, os seus conhecimentos.”

 

Se, por um lado, Angélica tem em Rosi uma profissional competente, de outro lado, a educadora tem a aluna como exemplar. “Angélica é uma aluna disciplinada, procura realizar os movimentos com perfeição, mesmo aqueles bem desafiadores. Ela observa, tem consciência corporal se autocorrige e consegue, de uma forma muito natural, trazer para sua prática os princípios do Pilates”, revela Rosi, destacando que o tempo de prática conta muito neste sentido. Segundo ela, a relação das duas não é apenas de aluna e professora. “Nem teria como, ela acompanha minha trajetória desde o início, em Novo Hamburgo quando iniciei com o Pilates ela foi minha primeira aluna, na época eu ainda nem estava formada, ela inclusive participou do meu TCC”, recorda.

 

E quando questionada sobre como uma aluna pode praticar Pilates por tanto tempo, com a mesma professora, Rosi explica: “nenhuma modalidade faz milagre, é preciso ter disciplina, paciência, saber quais os objetivos que te levaram até a prática escolhida e prazer em realizar exercícios, outros fatores que considero importantes são a empatia e a confiança no profissional. Acredito que dessa forma os objetivos desse aluno certamente serão alcançados.”

 

Sobre o Pilates

Os princípios básicos do Pilates são: respiração e relaxamento, alinhamento, precisão e concentração controle de centro, resistência e vigor, coordenação, movimentos fluídos, e coluna neutra. São indispensáveis e de extrema importância para a prática. Sem eles é quase impossível praticar Pilates ainda mais tratando-se de Pilates de solo.

 

Rosi destaca uma das frases de Joseph Pilates que, segundo ela, deixa claro o que a prática representa em sua vida: “Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade – saúde e felicidade.” (Joseph Pilates, 1934).

 

› Compartilhe este Post